Há alguns anos, o principal foco do marketing era aumentar o conhecimento dos consumidores sobre os produtos ou serviços oferecidos por uma organização. Atualmente, porém, esse objetivo foi ampliado e trouxe uma necessidade muito importante à tona: a fala do consumidor sobre uma marca e seu envolvimento com ela.
Isso faz com que a experiência de um cliente passe a ser crucial, compondo um aspecto estratégico para a marca. E, como consequência, áreas como o Live Marketing ganham cada vez mais espaço no mercado.
Neste artigo, explicaremos um pouco mais sobre este conceito e mostraremos os 4 cases de Live Marketing mais interessantes para te inspirar. Confira!
O que é o Live Marketing?
De acordo com a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), o Live Marketing é caracterizado da seguinte forma:
“atividade de comunicação onde se incluem todas as ações, campanhas ou eventos que proporcionem experiência de marca e interação para, de forma estratégica, se atingir resultados e soluções de comunicação para marcas produtos e serviços. É o guarda-chuva onde se inserem todas as ações, eventos e campanhas que aconteçam ao vivo na relação do consumidor ou shopper com marca, produto ou serviço”.
O objetivo é proporcionar uma interlocução entre os consumidores e a marca, criando um entendimento diferenciado dos produtos ou serviços oferecidos, bem como o posicionamento da empresa que os oferece. As ações de Live Marketing são principalmente voltadas à entrega de experiências sensoriais marcantes.
Vale lembrar que essa área se diferencia do marketing promocional. Na verdade, trata-se de uma evolução deste. Se, antes, o foco era fazer a marca ser lembrada por meio de uma enxurrada de material promocional (desde folders até publicidade televisiva), com a chegada dos novos tempos, os estudiosos viram que a quantidade não era mais indicativo de sucesso.
Atuando cada vez mais como protagonistas, os consumidores passaram a escolher o que querem saber sobre o produto ou serviço. E foi a partir daí que surgiu o Live Marketing.
Quais os 4 melhores cases de Live Marketing?
Existem cases de Live Marketing que marcaram época e, até hoje, são exemplos de como uma ação bem estruturada pode gerar uma lembrança de marca. A seguir, traremos alguns exemplos clássicos, mas também ações atuais de sucesso. Confira!
1. Parmalat
Quem não se lembra dos famosos mamíferos da Parmalat? A empresa ainda é associada a um dos maiores cases de Live Marketing.
Em 1996, foi ao ar a campanha dos bichinhos de pelúcia, com mais 15 milhões de itens distribuídos, o que aumentou em 80% o reconhecimento da marca no mercado. Até hoje, a ação é considerada a maior distribuição de brindes do país.
Para obtê-los, o consumidor tinha que juntar 20 códigos de barra dos produtos da Parmalat e mais R$ 8. A campanha que, a princípio, distribuiria 500 mil bichinhos, teve tanto sucesso que precisou aumentar a produção para 15 milhões. O resultado? Um salto no faturamento de R$ 38 milhões para R$ 1,87 bilhão por ano.
2. Coca-Cola
A Coca-Cola é famosa por suas ativações de marca. Em uma das ações mais recentes, a marca de bebidas associou-se ao Rock in Rio e criou o Espaço Coca-Cola Fã de Música.
A ideia era colocar 50 fãs ao lado de 12 músicos, a fim de que fizessem shows juntos no espaço — inclusive, eles eram submetidos a testes no estúdio montado no local. A ação fez muito sucesso, sendo uma das atrações mais procuradas durante o festival, principalmente por seu aspecto de karaokê.
Em 7 dias de festival, mais de 175 músicas foram cantadas. Cantores como Di Ferrero, Iza e Tico Santa Cruz, entre outros, marcaram presença nos palcos do espaço. Houve, ainda, a participação de mais de 14 mil fãs, que tiveram seu momento de estrela.
3. Easy Taxi
O aplicativo de solicitação de táxis está presente em mais de 30 países. E, no Brasil, a empresa promoveu uma ação bastante interessante.
Intitulada “Beba Sem Moderação, Só com a Easy Taxi”, a ação foi feita duas vezes, tamanho o sucesso. Na primeira delas, foram distribuídas, entre bares de São Paulo, cerca de 100 mil bolachas de chopp. A ideia era propagar a mensagem de consumo consciente de bebidas alcoólicas.
Assim, o consumidor que recebia a bolacha ganhava R$ 10 de desconto na primeira corrida ao utilizar o código presente no porta-copos. Na segunda vez, o desconto ainda aumentou para R$ 20.
4. LP&M
Com o objetivo de incentivar a leitura dentro do metrô, a editora LP&M criou uma ação bem interessante em uma das linhas do transporte em São Paulo. Ela foi veiculada no dia mundial do livro e distribuiu mais de 1.500 obras gratuitamente — entre elas, clássicos como A Arte da guerra, de Sun Tzu; Hamlet, de William Shakespeare e O grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald.
300 desses livros tinham uma espécie de Ticket Book. E, portando-o, o usuário poderia acessar o metrô, já que ele funcionava como um Bilhete Único.
O interessante é que a ação ainda dava direito ao ganhador de fazer a recarga sem um prazo mínimo de validade. O objetivo era não só o de incentivar a leitura, mas também de que a pessoa estimulasse seus conhecidos, fazendo com que esse hábito se tornasse diário.
Investir em ações de comunicação direta é sempre bastante positivo para uma organização. A partir delas, é possível gerar uma série de benefícios que modelos tradicionais de abordagem não oferecem.
Além da grande variedade de ferramentas a ser utilizada para montar a ação personalizada de acordo com a marca, os cases de Live Marketing podem ter uma repercussão global, dados os instrumentos digitais que podem ser inseridos.
Ainda é possível destacar a possibilidade de integração de diferentes plataformas, bem como o uso da criatividade em benefício da marca. Ou seja: quanto mais criativa, maiores as chances de uma empresa ter seu nome reconhecido e se destacar.
Depois de aprender mais sobre o assunto e conhecer os cases de Live Marketing que apresentamos, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais? Assim, mais pessoas podem aprimorar seus conhecimentos na área!